Tem Jeito

Blog da Tem Jeito

Todo conteúdo preparado com carinho para que conheça cada dia mais do mundo da costura e toda inovação!

Peças em Couro: 5 Dicas para Mantê-las

 O couro é um material bastante cobiçado no universo da moda, fazendo parte do vestuário há séculos. Dito isso, é possível encontrá-lo em peças como casacos, vestidos, sapatos, bolsas, carteiras e etc. No cenário nacional, o principal fornecedor da matéria prima é o boi. No entanto, animais como ovelhas, cabras e cobras também podem ser utilizados na confecção dos itens.

 Antes de ser transformado no produto final, o couro passa por um processo químico chamado curtimento (trata-se de um procedimento para que o material não se decomponha). Feito isso, os itens produzidos ganham uma qualidade que faz jus à fama que têm. Além da sofisticação e imponência que trazem consigo, as peças em couro se tornam muito requisitadas devido a sua durabilidade. Contudo, cuidados especiais devem ser tomados para prolongar a vida útil dos itens. Aqui vão algumas dicas:

1.Armazene com cuidado

Essa dica é essencial: procure deixar casacos e demais peças de roupas em couro penduradas em cabides de plástico ou de madeira (daqueles mais largos). Nunca dobre, assim irá evitar deformidades ao longo do tempo. Além disso, não guarde-as em sacos de plástico, pois a ausência de ventilação pode causar mofo e até mesmo alterar a cor natural das peças. Por isso, nesse caso, opte por capas de TNT ou algodão. Certifique-se sempre de deixar um espaço entre elas no armário, além de mantê-las longe da luz e de lugares muito quentes, a fim de evitar o ressecamento do material.

2. Mantenha a hidratação das peças

É super fácil mantê-las bem hidratadas. Utilize um pano seco e macio para aplicar com movimentos suaves um óleo de amêndoas ou hidratante corporal neutro (sem corante!) ou produto específico em pontos estratégicos da sua roupa, sapato ou bolsa. Em seguida, basta deixar secar em um local arejado (na sombra!). Nunca utilize produtos à base de álcool ou produtos químicos voltados para limpeza doméstica com o intuito de higienizar as suas peças, pois você provavelmente irá danificá-las. Lembre-se de ler as instruções sugeridas na etiqueta.

3. Cuide do formato dos seus pertences

Para que itens como bolsas e sapatos não percam seu formato original, recomendamos que você não os acomode de qualquer forma em seu armário.  Evite colocar peso sobre eles para não amassá-los. A melhor alternativa para as bolsas é colocá-las em prateleiras, preenchidas com saquinhos de algodão por dentro, garantindo que elas fiquem no formato perfeito por um bom tempo. Já para os calçados, o ideal é guardá-los na caixa original ou em sacos de TNT, longe da umidade. 

4. Deixe-as respirar vez por outra

A cada três meses tire suas peças de couro dos sacos e caixas e deixe-as respirar durante uma tarde inteira. Dedicar um tempinho para fazer isso irá ajudar a prevenir a formação de mofos e bolores. Após esse processo, guarde tudo cuidadosamente.

5. Não tente lavar suas roupas de couro

Por serem feitas de um material natural que resseca facilmente, essas roupas não devem ser lavadas! Se algo acontecer com suas peças e for preciso uma limpeza mais profunda, recomendamos fortemente que você procure um profissional especializado. Essa será, sem dúvidas, a melhor alternativa para você não estragar as suas roupas.

Anotou todas as dicas? Seguindo nossas recomendações você vai ver que os seus produtos irão durar por anos a fio, podendo passar por gerações. No caso de haver desgaste nas partes de forro e ferragens, lembre-se que eles podem ser substituídos a qualquer momento. Basta trazer suas peças em uma de nossas unidades que podemos fazer uma avaliação para você!

Foto: elitecouro

Não achou o que estava procurando?

Não perca a oportunidade de começar a sua história de sucesso!

Scroll to Top
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?