Você já parou para se perguntar como surgiu o ofício das costureiras ou para observar a importância de sua existência nos dias de hoje? Então vem com a gente que vamos falar um pouquinho sobre essas curiosidades.
Não existe uma data exata, mas registros históricos apontam que foi há mais de 30 mil anos, lá no período Paleolítico, que a história da costura teve seus primeiros passos. Produzidas com as sobras dos animais caçados, as primeiras vestes conhecidas tinham a função exclusiva de proteger os hominídeos contra o frio. O que temos hoje como agulha, originalmente era um instrumento feito de ossos e marfim. Já a técnica da tecelagem existe há mais de 5 mil anos.
Com a evolução humana, as vestimentas foram se desenvolvendo e refletindo as mudanças nos estilos de vida, nas identidades, nas questões políticas, nas culturas e nos valores ao longo das eras. Afinal, você se recorda de algum momento em que as roupas não eram essenciais para o bom convívio? Acho que não, né?!
Apesar de hoje a costura ser um trabalho de predominância feminina, durante vários anos ela era dominada pelos homens. Até o século 17, as mulheres só tinham permissão para fazer pequenos reparos, enquanto somente os alfaiates podiam criar e produzir as roupas. Foi em 1782, graças a um direito sindical, que as mulheres conquistaram o seu merecido espaço. De acordo com a Associação Brasileira do Vestuário, hoje elas correspondem a 87% do setor.
A primeira máquina de costura realmente funcional e voltada para roupas surgiu em 1807 e foi criada pelo alfaiate francês Barthelemy Thimmonier. A inspiração para o desenvolvimento do equipamento foi baseada na rápida técnica de trabalho das costureiras da cidade de Lyon para dar pontos de cadeia.
No decorrer dos anos, apesar de tradicional, a profissão das costureiras foi ficando cada vez mais especializada a fim de atender aos gostos mais exigentes. Com suas linhas e agulhas elas moldam, costuram e personalizam peças sob medida, demonstrando domínio, talento, criatividade e auto expressão. É uma perfeita combinação dos conhecimentos antigos com inovações contemporâneas. Uma verdadeira forma de arte.
Em nossa cultura atual são muitas as mulheres que compartilham o ofício de geração em geração, como uma herança, perpetuando um trabalho primoroso e solidificando a profissão.
Quem ganha com tudo isso? Bom, todo mundo! A clientela por poder desfrutar de serviços exclusivos e os bons profissionais por terem seu reconhecimento, vendo a satisfação no rosto de seus clientes.
Feliz dia para todas as costureiras!
Ps: Uma dica especial para o dia de hoje é o filme Coco Antes de Chanel , que mostra o percurso da revolucionária estilista até chegar ao sucesso. Aqui vai um pequeno spoiler: antes de se tornar um ícone por suas ideias e por sua forte personalidade, Coco passou um bom tempo atrás das máquinas de costura, fazendo ajustes no ateliê onde trabalhava.
Imagem de Freepik